quinta-feira, 9 de maio de 2024

O que é o híbrido etanol, chamado de motor do futuro?

Combustível reúne o melhor do carro elétrico com o melhor do movido a hidrogênio.

Muita gente acha que o carro elétrico a baterias seja o veículo do futuro. Outros, apostam mais no veículo movido a hidrogênio. Até são, mas existe um outro tipo de motor que promete ser ainda mais revolucionário e que reúne o melhor dos dois tipos. É o motor híbrido etanol.

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Mas o que é o motor híbrido etanol? Em resumo, ele transforma o etanol em moléculas de hidrogênio, que se transformam em eletricidade, com a vantagem de não precisar plugar o veículo na energia elétrica para recarregar.

Hoje, o carro 100% elétrico tem a desvantagem de requerer uma longa parada para reabastecimento. Em um país continental como o nosso, os problemas se agravam. Longas viagens demandariam uma certa preocupação com o reabastecimento. Em um futuro em que muitos tiverem elétricos, e se houver filas? O peso das baterias também é um problema, já que elas são muitas em um modelo do tipo. Apesar de não emitir poluentes, a geração de energia elétrica usada para abastecer os postos, pode, sim, ser suja. Na Europa, boa parte da matriz energética vem da queima de carvão, por exemplo.

Já o carro a hidrogênio, muito menos presente no cotidiano, tem sérios problemas com o armazenamento do gás. É preciso preservar o hidrogênio a -36 º C, o que demanda o uso de tanques caros. Não há também a garantia de que estes tanques durem muito, limitando a vida útil dos carros modernos. A rede de postos a hidrogênio é mais cara de ser implementada, em comparação aos postos de veículos elétricos. A vantagem é que ao final do processo o escapamento solta apenas água e nada mais. Zero emissões.



Já o híbrido etanol usa o já popular álcool extraído da cana de açúcar. E o restante é feito pelo carro. Do tanque, o etanol é quebrado em moléculas de hidrogênio, que abastecem células elétricas, que geram a força motriz do veículo. Ao fim do processo, o escapamento emite água e gás carbônico, que é neutralizado pela própria plantação de cana de açúcar.

Mas em que fase de desenvolvimento está o híbrido etanol?

Das três tecnologias citadas aqui, é possível dizer que o híbrido etanol é o menos desenvolvido no mundo. Tanto o veículo elétrico como o a hidrogênio já possuem modelos circulando nas ruas, ainda que em escalas diferentes e baixas. Já o híbrido etanol ainda está no campo da Pesquisa e Desenvolvimento.

São muitas as universidades pilotando o tema. E cada montadora possui seu modelo de desenvolvimento. Algumas se associaram a pesquisas acadêmicas, outras fomentam a própria pesquisa. A Volkswagen, por exemplo, anunciou no ano passado um centro de pesquisas no Brasil. É relevante imaginar que o futuro dos carros passe pelo nosso país, já que a eletrificação ainda encontre muitas barreiras por aqui. Mas a julgar que o Brasil seja pioneiro no uso global do etanol, faz muito sentido.

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