sábado, 25 de maio de 2024

Projeto de design sugere versão elétrica do clássico Fiat 126

Modelo baseado no Fiat 126 foi sugerido por um estúdio italiano de design como um “irmão menor” do Fiat 500 elétrico. Por enquanto, não há previsão da Fiat em adotar novos modelos retrô na linha.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Quando se fala em um clássico da Fiat a ideia que vem à cabeça é do consagrado Fiat 500, mas um outro modelo, que não deu as caras no Brasil, é lembrado pelos fãs europeus da montadora: o Fiat 126, que no passado foi o sucessor do 500. Um estúdio de design italiano apresentou um projeto de design conceito do Fiat 126 elétrico, chamado de “126 Vision”.

Projeção do conceito Fiat 126 Vision (Imagem: estúdio Ma-De)

A ideia é do estúdio Ma-De, que tem como fundador o designer Andrea Della Vecchia, que se intitula apaixonado por carros. O projeto é o primeiro automotivo do estúdio e se baseia em uma releitura do clássico de 1972 sobre uma plataforma elétrica.

Projeção do conceito Fiat 126 Vision (Imagem: estúdio Ma-De)

O Fiat 126 é um carro urbano de quatro passageiros com motor traseiro e foi apresentado na década de 70 no Salão do Automóvel de Turim como substituto do Fiat 500 da época. Foram produzidos 4,7 milhões de unidades deste modelo que fez muito sucesso na Europa e principalmente na Polônia, onde foi produzido até o final de sua vida, no ano 2000.



Projeção do conceito Fiat 126 Vision (Imagem: estúdio Ma-De)

A versão original tinha um motor de 594 cc, com caixa de 4 velocidades. No final de 1977 a capacidade do motor foi aumentada para 652 cc.

Fiat 126 original (Foto: Christophe Gruszka/ conteúdo Creative Commons)

Segundo o estúdio que desenhou o conceito, os faróis quadrados foram mantidos para torná-lo próximo ao original. “Com este 126 Vision, decidimos preservar, com uma nova interpretação, o contorno e alguns elementos estilísticos inconfundíveis, como a caída afunilada na traseira e os faróis quadrados dominados pela linha de carácter que rodeia o veículo”, afirma Vecchia. O modelo não tem previsão de voltar ao mercado e a ideia de Andrea até o momento é apenas uma sugestão.

Fiat aposta no 500 elétrico

A grande aposta da Fiat para o mercado futuro é o Fiat 500 elétrico (Fiat 500 La Prima), que acaba de ganhar o prêmio Red Dot Award, na categoria de conceito de design. O novo Fiat, que mantém a proposta do design do Fiat 500 como conhecemos no Brasil e acrescenta novos elementos, foi construído em cima da nova plataforma Fiat para veículos elétricos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Fiat 500 La Prima (Foto: Divulgação Fiat)

O Fiat 500 elétrico tem previsão de chegada ao Brasil em 2021, se o patamar do Dólar deixar. O modelo custa hoje na Europa o equivalente a R$ 200 mil no Brasil e traz teto solar panorâmico e área envidraçada maior que o Fiat 500 a petróleo que conhecemos.

Além do Fiat 500 elétrico, que já é realidade, a Fiat tem o projeto Centoventi, que foi um conceito apresentado no Salão de Genebra de 2019. O Centoventi representa os 120 anos da empresa e é um conceito com características similares ao Fiat 126. Apresentado como conceito, ele também não tem previsão para ser produzido.

Fiat Centoventi pode vir ser produzido no futuro (Foto: Divulgação)

Vale ressaltar que esse ano a Volkswagen também começou a eletrificação de sua linha e informou que pretende incluir em seus projetos versões de seus clássicos, como o Fusca e a Kombi. Partindo dessa informação, fica a esperança para que a Fiat também considere seus clássicos.

Publicada originalmente em

- PUBLICIDADE -

destaques

comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários