sexta-feira, 17 de maio de 2024

Sebastian Vettel anuncia aposentadoria. Confira momentos do tetracampeão da F1

Aos 35 anos, piloto tem mais 10 corridas antes de deixar a categoria.

Sebastian Vettel anunciou hoje, durante os preparativos para o GP da Hungria, que esta é a última temporada dele na F1. Ou seja, os fãs terão apenas mais 10 corridas para ver um de seus maiores e mais jovens vencedores da F1 atuando em corridas da categoria.

Vettel sempre foi precoce, até na aposentadoria, aos 35 anos recém completados. Campeão de categorias de base – incluindo uma temporada no kart com 18 vitórias em 20 corridas – logo despertou interesse na Fórmula 1. Com 17 anos, virou aposta da BMW como piloto júnior da Williams, então parceira da fabricante de motores alemã.

A vez dele não demorou a chegar. Terceiro piloto na BMW Sauber em 2006, estreou na F1 no GP dos Estados Unidos de 2007, ao substituir Robert Kubica. Vettel pontuou naquela corrida de estreia, o mais jovem piloto a estrear fazendo pontos (depois superado por Kvyat, Stroll e Verstappen, atual recordista). Naquela mesma temporada, foi efetivado piloto da STR, equipe satélite da Red Bull.

- Publicidade -

Em 2008, surpreendeu o mundo ao vencer o GP da Itália, e ser até então o piloto mais jovem a vencer uma corrida – aos 21 anos, 3 meses e 8 dias, idade superada por Verstappen em 2016 – aos 18 anos, 7 meses e 15 dias.

Mas Vettel possui marcas jamais superadas: é o piloto campeão mais jovem da história – aos 23 anos, 4 meses e 11 dias. É o bicampeão mais jovem (24 anos, 3 meses e 6 dias), o tricampeão mais jovem (25 anos, 4 meses e 22 dias) e também o tetracampeão mais jovem da história (26 anos, 3 meses e 24 dias).

Também é o mais jovem a cravar uma pole (21 anos, 2 meses e 2 dias) e a ser vice-campeão (22 anos, 3 meses e 29 dias).

Fechou uma história de sucesso com a Red Bull e mudou de ares. Mas não teve o mesmo desempenho – nem o mesmo carro na Ferrari. O fim de carreira é na Aston Martin, equipe que se dá por satisfeita quando consegue pontuar. A falta de competitividade parece ter acelerado as coisas, velocidade que, neste caso, a maioria dos fãs não gosta.

Números de Vettel

Seb deixa a categoria com 53 vitórias (38 por Red Bull, 14 por Ferrari e 1 por Toro Rosso), atrás apenas de Hamilton (103) e Schumacher (91).

Foram 57 pole positions e 38 melhores voltas, 122 pódios, 8 hat tricks e 4 grand chelems. Se correr todas as provas até o fim do ano, deixará a categoria com 299 GPs disputados, o 7º da história – provando que ainda tinha lenha para queimar.

Vettel gênio

Muita gente pode não saber, mas Vettel possui uma memória e uma inteligência muito fora do comum. Ele sabe tudo de F1, tudo devidamente armazenado na cabeça de um nerd assumido.

Um vídeo recente, uma espécie de quiz com pilotos de F1, deixou claro como os conhecimentos dele são vastos – e impressionantes.

- Publlcidade -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

últimas da f1