Carro desta avaliação: Pulse 1.0 Turbo Audace. (Atualizada em 14/12/2023)
Após um ano e 30 mil quilômetros com o Fiat Pulse Audace, trago uma avaliação sobre o SUV compacto da Fiat. O Pulse chegou no Turboway na troca pelo Argo Trekking no final de março de 2022 após uma longa espera. Até o final deste texto você vai analisar se vale a pena comprar o Fiat Pulse.
O Fiat Pulse 1.0 turbo roda comigo há um ano em um circuito misto (estrada e cidade, principalmente na cidade de São Paulo). Nos primeiros 10 mil quilômetros o carro foi ajustando o consumo e hoje nas condições descritas acima ele faz 13,8 km/l abastecido com gasolina.

Logo em meu primeiro contato com um Pulse eu dirigi a versão 1.3 aspirada e tive a grande sensação de estar dentro de um Argo Trekking com painel redesenhado. O Argo Trekking teve avaliação publicada aqui no Turboway e é um carro legal, com mais qualidades do que o Argo convencional, que também publicamos aqui.
A impressão sobre o Pulse mudou muito quando assumi a versão 1.0 turbo Audace. O motor é o grande diferencial do carro que a outra versão não proporciona e relato sobre isso ponto a ponto:

Motor e câmbio
O Pulse Audace é equipado com motor 1.0 turbo que desenvolve até 130cv abastecido com etanol. Li opiniões em redes sociais de pessoas falando que o motor é fraco para o carro. Certamente opinaram sem sequer ter entrado no Pulse.
O motor é esperto. Muito mais do que o 1.8 que a Fiat mantinha em sua linha. Tem ótima saída e não deixa na mão. Nos primeiros 10 mil quilômetros o carro teve um consumo maior de óleo motor, mas isso não se repetiu nas próximas trocas.
Na data de publicação deste texto o carro estava com 34 mil quilômetros e a viagem mais longa feita foi entre São Paulo e Ouro Preto (MG).

O câmbio CVT de 7 velocidades também dispensa críticas. O conjunto mecânico do Pulse 1.0 turbo é sem dúvidas um grande acerto da Fiat e uma melhora significativa em relação ao velho 1.8 aspirado que ela sempre usava em carros mais caros.
Consumo
O uso do nosso Pulse é misto, cidade (40%) e estrada (60%). Em 30 mil quilômetros a média é de 13,8 km/l (gasolina). É uma média boa (mas não a melhor) para o motor 1.0 turbo que gera 130cv de potência.
O SUV compacto mais econômico do mercado é o outro Pulse, o 1.3 aspirado que pode ser encontrado nas versões manual e automática.
Tecnologia no carro
O Pulse Audace 2022 tem alerta de frenagem de emergência e assistente de condução. Aqui uma atenção: a partir da linha 23/23 a Fiat retirou este último item e agora ele está disponível apenas na versão Impetus, mais cara.

Ainda sobre o assistente de condução, é um acessório muito útil para quem pega muito o carro em rodovia, mas também pode incomodar muito.
O assistente se guia por uma câmera na frente do veículo. Essa câmera “lê” as faixas de trânsito e mantém o Pulse ao centro delas. Se o carro corrigir a rota e não houver mais ação do motorista, ele emite sinais sonoros de alerta. Isso só é desativado ao acionar a seta (até fazer a conversão) ou com um botão que está no painel. Para quem não está acostumado com isso pode haver surpresas, como por exemplo uma luta com o carro para trocar de faixa em alguns casos específicos.
Um exemplo acontece em trechos de saída de pedágio. Se o assistente está ativo, o carro fica totalmente confuso no ponto onde as faixas se juntam. Tal tecnologia certamente pode evitar acidentes, mas requer que o motorista esteja atento também para estas particularidades.

Já o alerta de frenagem de emergência é apenas um sinal sonoro que identifica a aproximação de um carro ou objeto a frente. Se você se aproxima rápido demais, ele emite um som alto para o motorista, mas não freia automaticamente. A frenagem automática, de fato, está disponível apenas no Pulse Impetus.
São acessórios que podem ajudar na segurança, mas no meu caso julgo que não são imprescindíveis.
O problema com o carregador de celular
Vale destacar aqui minha experiência com o carregador de celular por indução. É um ponto negativo do veículo. Uso muito pouco, só as vezes que esqueci o cabo em casa. O item esquenta muito o aparelho e quase não recarrega. Para mim não tem sido útil. Por aqui só tem servido para segurar a carga. Escrevo sobre isso aqui.
Segurança
No quesito segurança o Pulse traz 4 airbags em toda a linha. Tem controle de estabilidade e tração. Em teste de segurança divulgado no dia 14 de dezembro de 2023 pelo Latin NCap o Pulse obteve apenas duas estrelas – de 5 possíveis – nos testes. A Fiat contesta esse resultado dizendo que o instituto utilizou um veículo desatualizado no teste. Você pode ler isso aqui.
Custos do Fiat Pulse
Considerando que o principal condutor do Pulse é um homem casado de 40 anos que reside no interior e possui bônus na classe 10, o seguro cotado do nosso Pulse tem preços de seguro entre R$ 2500 e R$ 4200. Sendo o mais barato da Tokio Marine e o mais caro da Porto Seguro.
Ipva é o imposto com valor padrão, no caso do nosso Pulse R$ 4200, que é o valor de 4% sobre a tabela do carro considerada pelo Estado (SP).
Nos plano de revisões o gasto atualizado até a revisão de 40 mil km foi de quase R$ 3 mil. Veja o quanto já pagamos:
Revisão | Valor cobrado |
10.000 km | R$ 550,00 |
20.000 km | R$ 650,00 |
30.000 km | R$ 730,00 |
40.000 km | R$ 978,00 |
Em março de 2022 o preço de venda do Fiat Pulse Audace na concessionária era R$ 115 mil. A versão deste texto possui a cor Azul Amalfi, que custava R$ 2 mil a mais. Atualmente o valor da versão na tabela Fipe é de R$ 109 mil.
Vale a pena comprar o Fiat Pulse?
Gosto muito do carro e acho que o Pulse é uma boa compra, tanto na versão 1.3 aspirada quanto na 1.0 turbo, embora esta última opção de motor seja muito mais legal. Porém os concorrentes estão em ótimo nível e isso vai te dar trabalho na hora de escolher.
Já citei em textos anteriores e volto a colocar que o Pulse é um SUV compacto que surgiu da esperteza da Fiat em reaproveitar a estrutura do Fiat Argo. Isso limitou um pouco o espaço interno do carro e dá vantagem para os concorrentes VW Nivus e Chevrolet Tracker. O porta-malas sofre com isso, é pequeno. Ponto fraco que pesou em nossa avaliação de espaço interno.
No entanto, superando a questão do espaço, a transformação do Argo em um SUV compacto com motor mais forte acabou criando um produto interessante. O Pulse é bom de dirigir, tem respostas rápidas no trânsito e as soluções visuais que a Fiat criou acabam criando a impressão de um veículo maior do que ele realmente é. Isso você vai agradecer muito quando precisar estacionar o carro em algum lugar pequeno.
Em relação aos concorrentes, o Pulse consegue se manter competitivo com o Nivus e o Tracker, ótimas opções. Enquanto o Tracker oferece mais espaço e acessórios que o Pulse não tem, como o teto elétrico, o Nivus também é maior. Porém entre esses o Pulse tem versões com preços mais acessíveis.
No veredito final o Pulse 1.0 turbo Audace é um bom carro e se mantém como uma opção competitiva no mercado.
Tenho um (turbo)… E estou muito satisfeito.
Tenho o turbo 1.0 e estou muito satisfeito pela tecnologia e conforto na estrada, ultrapassou a minha curiosidade sobre o carro
Troquei meu argo trecking em um pulse em setembro de 22. Com menos de 1000 km começou um barulho no painel que permanece até hoje. Parece um carro velho e a agência faz ouvidos moucos qto a minha queixa.
Ficarei com ele por 2 anos, pois adquiri pelo CNPJ, mas outro…jamais.
O pós venda da Fiat é uma porcaria.
Agência de Matao, sp
Olá Cris, a rede Fiat de fato é uma loteria. Tive problema com a Itavema, no interior de Sp, no passado. Mudei pra outra (em outra cidade) e agora está tudo bem. Não apenas fui bem atendido como também resolveram coisas passadas que a itavema inclusive contribuiu pra piorar
Estou satisfeito com a compra do pulse audace. Já com 25.000 km e o consumo me deixou a desejar. Média em estrada e cidade, consumo de 9/1.
Na revisão dos 20 mil pedi para escanear e zerar o sistema, mas nada resolvido.
Carro com bom desempenho, me preocupa o consumo na cidade média de 8,7 km mas segundo relatos vai ajustando após 10 mil km. Na estrada excelente desempenho do motor e com velocidade entre 80 km e 100 km, gasolina Boa, média de 16,2 km com ar ligado, até 120 média 14, 5 km.
Pena o painel com plástico duro, poderia,ser melhor. No geral muito bom. Recomendo.
Há 80% em trajeto urbano. Baixou 1/2 litro com 5 mil km.
Bom dia estou muito satisfeito com o mesmo 1.0 turbo audace. Quanto ao seguro, renovei essa semana na Tokio. r$ 1.800,00 em 5 vezes sem juros. Ótimo carro!
Tenho um pulse drive 1.3 automático. Gostei bastante, o conforto, a economia, nossa, chego a fazer 20 conforme a estrada. O desempenho muito bom, ultrapassagem sem problemas, ainda mais com a tecla sport. Um po to negativo é o imposto, não considero uma camioneta, mas é assim que ele é classificado. Outra coisa, o porta-malas pequeno, minúsculo para um suv, mesmo compacto. De resto, ta perfeito. Fiz revisao a pouco 10 mil km paguei exatamente 530,00
Tenho um impetus. Top demais. Viajei 4000 km . Muito confiortave. Responde rapido nas ultrapassagens. E achei bem economico. Media de 13 km rodovia. 11 urbano. Muito silencioso. E olha q saí de um corolla.
Tenho um Audace adquirido em Out/22. Adoro pegar estradas e fiquei surpreso (13km/l) com o consumo e as respostas do motor (E olha que tenho o pé pesado! ?). Com menos de 10.000km começou um barulho na suspensão dianteira e a Fiat trocou a balança direita, mas ainda não estou satisfeito. O que achei estranho no seu relato, foi quanto ao sistema de alerta de frenagem, o meu emite o sinal sonoro e se não tiver ação do motorista ele atua freando (Já levei alguns sustos com isso ao fazer algumas ultrapassagens muito próximas do veículo da frente!). No mais, estou muito satisfeito com o carro.
Olá Carlos, obrigado pelo seu comentário! No nosso Pulse não há o pack de frenagem, apenas o alerta. Se você não toma uma decisão, ele apenas segue emitindo sinais sonoros. O pacote que incluía frenagem no Audace era opcional em 2022, já na versão Impetus vinha de série.
Comprei o Pulse 1.0 turbo de entrada no meio do ano passado, que está com um pouco mais de 16 mil quilômetros rodados. Para mim, o ponto forte é o desempenho, que dá segurança, principalmente nas ultrapassagens em áreas Serranas. Uso a função Sport nestas ocasiões é nota máxima. Percebo alguns pronlemas no carro, como no botão que muda estações de rádio programadas, o qual, eventualmente, deixa de funcionar; a parte inferior externa do parabrisas, que fica embaçada com o ar ligado e tive um barulho persistente que vinha da parte da frente do carro, principalmente em desníveis, o qual, após muito custo, foi detectado que vinha da pastilha do freio. Finalizando. considero, no momento, positivo o saldo de compra do veículo.
Péssimo o veículo já saiu da loja zero km con defeito e o atendimento horroroso da Fiat … mal escolha !