Fiat
Pulse 1.0 Turbo Audace

Vale a pena comprar o Fiat Pulse? Veja avaliação do dono

O Pulse é uma evolução do Fiat Argo e digo isso pelo desempenho e pelo acabamento do carro. Esta avaliação é específica para a versão Turbo, que apresenta ótimo desempenho e bom consumo. O carro fica devendo no entanto em espaço interno e também em segurança, já que existem concorrentes que já trazem mais airbags e itens tecnológicos mais completos.
Conforto
Desempenho
Espaço interno
Segurança
Preço
Design
Revenda
Manutenção
Consumo

Vale a pena comprar o Fiat Pulse? Veja avaliação do dono

Pulse se mostrou ótima opção na cidade e na estrada, mas há boas diferenças entre as versões 1.3 e as versões turbo

Carro desta avaliação: Pulse 1.0 Turbo Audace. (Atualizada em 14/12/2023)

Após um ano e 30 mil quilômetros com o Fiat Pulse Audace, trago uma avaliação sobre o SUV compacto da Fiat. O Pulse chegou no Turboway na troca pelo Argo Trekking no final de março de 2022 após uma longa espera. Até o final deste texto você vai analisar se vale a pena comprar o Fiat Pulse.

O Fiat Pulse 1.0 turbo roda comigo há um ano em um circuito misto (estrada e cidade, principalmente na cidade de São Paulo). Nos primeiros 10 mil quilômetros o carro foi ajustando o consumo e hoje nas condições descritas acima ele faz 13,8 km/l abastecido com gasolina.

Fiat Pulse em Minas Gerais
Pulse do Turboway em viagem em Tiradentes (MG) (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Logo em meu primeiro contato com um Pulse eu dirigi a versão 1.3 aspirada e tive a grande sensação de estar dentro de um Argo Trekking com painel redesenhado. O Argo Trekking teve avaliação publicada aqui no Turboway e é um carro legal, com mais qualidades do que o Argo convencional, que também publicamos aqui.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A impressão sobre o Pulse mudou muito quando assumi a versão 1.0 turbo Audace. O motor é o grande diferencial do carro que a outra versão não proporciona e relato sobre isso ponto a ponto:

Vale a pena comprar o Pulse?
Fiat Pulse Audace rodou 34 mil quilômetros com Turboway (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Motor e câmbio

O Pulse Audace é equipado com motor 1.0 turbo que desenvolve até 130cv abastecido com etanol. Li opiniões em redes sociais de pessoas falando que o motor é fraco para o carro. Certamente opinaram sem sequer ter entrado no Pulse.

O motor é esperto. Muito mais do que o 1.8 que a Fiat mantinha em sua linha. Tem ótima saída e não deixa na mão. Nos primeiros 10 mil quilômetros o carro teve um consumo maior de óleo motor, mas isso não se repetiu nas próximas trocas.

Na data de publicação deste texto o carro estava com 34 mil quilômetros e a viagem mais longa feita foi entre São Paulo e Ouro Preto (MG).

Fiat Pulse Audace
Painel do Fiat Pulse Audace (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

O câmbio CVT de 7 velocidades também dispensa críticas. O conjunto mecânico do Pulse 1.0 turbo é sem dúvidas um grande acerto da Fiat e uma melhora significativa em relação ao velho 1.8 aspirado que ela sempre usava em carros mais caros.

Consumo

O uso do nosso Pulse é misto, cidade (40%) e estrada (60%). Em 30 mil quilômetros a média é de 13,8 km/l (gasolina). É uma média boa (mas não a melhor) para o motor 1.0 turbo que gera 130cv de potência.

O SUV compacto mais econômico do mercado é o outro Pulse, o 1.3 aspirado que pode ser encontrado nas versões manual e automática.

Tecnologia no carro

O Pulse Audace 2022 tem alerta de frenagem de emergência e assistente de condução. Aqui uma atenção: a partir da linha 23/23 a Fiat retirou este último item e agora ele está disponível apenas na versão Impetus, mais cara.

Vale a pena comprar o Pulse?
Fiat Pulse Audace rodou 34 mil quilômetros com Turboway (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Ainda sobre o assistente de condução, é um acessório muito útil para quem pega muito o carro em rodovia, mas também pode incomodar muito.

O assistente se guia por uma câmera na frente do veículo. Essa câmera “lê” as faixas de trânsito e mantém o Pulse ao centro delas. Se o carro corrigir a rota e não houver mais ação do motorista, ele emite sinais sonoros de alerta. Isso só é desativado ao acionar a seta (até fazer a conversão) ou com um botão que está no painel. Para quem não está acostumado com isso pode haver surpresas, como por exemplo uma luta com o carro para trocar de faixa em alguns casos específicos.

Um exemplo acontece em trechos de saída de pedágio. Se o assistente está ativo, o carro fica totalmente confuso no ponto onde as faixas se juntam. Tal tecnologia certamente pode evitar acidentes, mas requer que o motorista esteja atento também para estas particularidades.

Vale a pena comprar o Fiat Pulse?
Não tem malabarismo: do tamanho de um Argo, o Pulse é como o Renegade e cabe em vagas comuns de apartamentos (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Já o alerta de frenagem de emergência é apenas um sinal sonoro que identifica a aproximação de um carro ou objeto a frente. Se você se aproxima rápido demais, ele emite um som alto para o motorista, mas não freia automaticamente. A frenagem automática, de fato, está disponível apenas no Pulse Impetus.

São acessórios que podem ajudar na segurança, mas no meu caso julgo que não são imprescindíveis.

O problema com o carregador de celular

Vale destacar aqui minha experiência com o carregador de celular por indução. É um ponto negativo do veículo. Uso muito pouco, só as vezes que esqueci o cabo em casa. O item esquenta muito o aparelho e quase não recarrega. Para mim não tem sido útil. Por aqui só tem servido para segurar a carga. Escrevo sobre isso aqui.

Segurança

No quesito segurança o Pulse traz 4 airbags em toda a linha. Tem controle de estabilidade e tração. Em teste de segurança divulgado no dia 14 de dezembro de 2023 pelo Latin NCap o Pulse obteve apenas duas estrelas – de 5 possíveis – nos testes. A Fiat contesta esse resultado dizendo que o instituto utilizou um veículo desatualizado no teste. Você pode ler isso aqui.

Custos do Fiat Pulse

Considerando que o principal condutor do Pulse é um homem casado de 40 anos que reside no interior e possui bônus na classe 10, o seguro cotado do nosso Pulse tem preços de seguro entre R$ 2500 e R$ 4200. Sendo o mais barato da Tokio Marine e o mais caro da Porto Seguro.

Ipva é o imposto com valor padrão, no caso do nosso Pulse R$ 4200, que é o valor de 4% sobre a tabela do carro considerada pelo Estado (SP).

Nos plano de revisões o gasto atualizado até a revisão de 40 mil km foi de quase R$ 3 mil. Veja o quanto já pagamos:

RevisãoValor cobrado
10.000 kmR$ 550,00
20.000 kmR$ 650,00
30.000 kmR$ 730,00
40.000 kmR$ 978,00
*valor efetivamente pago por Turboway em revisões feitas em concessionária Fiat no Estado de São Paulo. Além do pacote básico de cada revisão foi feita a limpeza do ar condicionado na segunda revisão e nas quatro foi realizado o rodízio de pneus. (Revisão de 40 mil km incluída em julho de 2023)

Em março de 2022 o preço de venda do Fiat Pulse Audace na concessionária era R$ 115 mil. A versão deste texto possui a cor Azul Amalfi, que custava R$ 2 mil a mais. Atualmente o valor da versão na tabela Fipe é de R$ 109 mil.

Vale a pena comprar o Fiat Pulse?

Gosto muito do carro e acho que o Pulse é uma boa compra, tanto na versão 1.3 aspirada quanto na 1.0 turbo, embora esta última opção de motor seja muito mais legal. Porém os concorrentes estão em ótimo nível e isso vai te dar trabalho na hora de escolher.

Já citei em textos anteriores e volto a colocar que o Pulse é um SUV compacto que surgiu da esperteza da Fiat em reaproveitar a estrutura do Fiat Argo. Isso limitou um pouco o espaço interno do carro e dá vantagem para os concorrentes VW Nivus e Chevrolet Tracker. O porta-malas sofre com isso, é pequeno. Ponto fraco que pesou em nossa avaliação de espaço interno.

No entanto, superando a questão do espaço, a transformação do Argo em um SUV compacto com motor mais forte acabou criando um produto interessante. O Pulse é bom de dirigir, tem respostas rápidas no trânsito e as soluções visuais que a Fiat criou acabam criando a impressão de um veículo maior do que ele realmente é. Isso você vai agradecer muito quando precisar estacionar o carro em algum lugar pequeno.

Em relação aos concorrentes, o Pulse consegue se manter competitivo com o Nivus e o Tracker, ótimas opções. Enquanto o Tracker oferece mais espaço e acessórios que o Pulse não tem, como o teto elétrico, o Nivus também é maior. Porém entre esses o Pulse tem versões com preços mais acessíveis.

No veredito final o Pulse 1.0 turbo Audace é um bom carro e se mantém como uma opção competitiva no mercado.

- PUBLICIDADE -

Comentários dos visitantes

Notificação de
guest
13 Comentários
Mais velhos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Márcio Ribeiro
Márcio Ribeiro
2 anos atrás

Tenho um (turbo)… E estou muito satisfeito.

Rondinelle Ramos
Rondinelle Ramos
2 anos atrás

Tenho o turbo 1.0 e estou muito satisfeito pela tecnologia e conforto na estrada, ultrapassou a minha curiosidade sobre o carro

Cris
Cris
2 anos atrás

Troquei meu argo trecking em um pulse em setembro de 22. Com menos de 1000 km começou um barulho no painel que permanece até hoje. Parece um carro velho e a agência faz ouvidos moucos qto a minha queixa.
Ficarei com ele por 2 anos, pois adquiri pelo CNPJ, mas outro…jamais.
O pós venda da Fiat é uma porcaria.
Agência de Matao, sp

Renato Silva
Renato Silva
2 anos atrás
Responder para  Cris

Olá Cris, a rede Fiat de fato é uma loteria. Tive problema com a Itavema, no interior de Sp, no passado. Mudei pra outra (em outra cidade) e agora está tudo bem. Não apenas fui bem atendido como também resolveram coisas passadas que a itavema inclusive contribuiu pra piorar

Carlos Alberto Borges
Carlos Alberto Borges
2 anos atrás

Estou satisfeito com a compra do pulse audace. Já com 25.000 km e o consumo me deixou a desejar. Média em estrada e cidade, consumo de 9/1.
Na revisão dos 20 mil pedi para escanear e zerar o sistema, mas nada resolvido.

EDSON SANTOS
EDSON SANTOS
2 anos atrás

Carro com bom desempenho, me preocupa o consumo na cidade média de 8,7 km mas segundo relatos vai ajustando após 10 mil km. Na estrada excelente desempenho do motor e com velocidade entre 80 km e 100 km, gasolina Boa, média de 16,2 km com ar ligado, até 120 média 14, 5 km.
Pena o painel com plástico duro, poderia,ser melhor. No geral muito bom. Recomendo.
Há 80% em trajeto urbano. Baixou 1/2 litro com 5 mil km.

Anderson zanchetta
Anderson zanchetta
2 anos atrás

Bom dia estou muito satisfeito com o mesmo 1.0 turbo audace. Quanto ao seguro, renovei essa semana na Tokio. r$ 1.800,00 em 5 vezes sem juros. Ótimo carro!

Daiana
Daiana
2 anos atrás
Responder para  Anderson zanchetta

Tenho um pulse drive 1.3 automático. Gostei bastante, o conforto, a economia, nossa, chego a fazer 20 conforme a estrada. O desempenho muito bom, ultrapassagem sem problemas, ainda mais com a tecla sport. Um po to negativo é o imposto, não considero uma camioneta, mas é assim que ele é classificado. Outra coisa, o porta-malas pequeno, minúsculo para um suv, mesmo compacto. De resto, ta perfeito. Fiz revisao a pouco 10 mil km paguei exatamente 530,00

Andrei espinola
Andrei espinola
2 anos atrás

Tenho um impetus. Top demais. Viajei 4000 km . Muito confiortave. Responde rapido nas ultrapassagens. E achei bem economico. Media de 13 km rodovia. 11 urbano. Muito silencioso. E olha q saí de um corolla.

Carlos Haick
Carlos Haick
2 anos atrás

Tenho um Audace adquirido em Out/22. Adoro pegar estradas e fiquei surpreso (13km/l) com o consumo e as respostas do motor (E olha que tenho o pé pesado! ?). Com menos de 10.000km começou um barulho na suspensão dianteira e a Fiat trocou a balança direita, mas ainda não estou satisfeito. O que achei estranho no seu relato, foi quanto ao sistema de alerta de frenagem, o meu emite o sinal sonoro e se não tiver ação do motorista ele atua freando (Já levei alguns sustos com isso ao fazer algumas ultrapassagens muito próximas do veículo da frente!). No mais, estou muito satisfeito com o carro.

Turboway
Admin
Turboway
2 anos atrás
Responder para  Carlos Haick

Olá Carlos, obrigado pelo seu comentário! No nosso Pulse não há o pack de frenagem, apenas o alerta. Se você não toma uma decisão, ele apenas segue emitindo sinais sonoros. O pacote que incluía frenagem no Audace era opcional em 2022, já na versão Impetus vinha de série.

Roberto
Roberto
1 ano atrás

Comprei o Pulse 1.0 turbo de entrada no meio do ano passado, que está com um pouco mais de 16 mil quilômetros rodados. Para mim, o ponto forte é o desempenho, que dá segurança, principalmente nas ultrapassagens em áreas Serranas. Uso a função Sport nestas ocasiões é nota máxima. Percebo alguns pronlemas no carro, como no botão que muda estações de rádio programadas, o qual, eventualmente, deixa de funcionar; a parte inferior externa do parabrisas, que fica embaçada com o ar ligado e tive um barulho persistente que vinha da parte da frente do carro, principalmente em desníveis, o qual, após muito custo, foi detectado que vinha da pastilha do freio. Finalizando. considero, no momento, positivo o saldo de compra do veículo.

Alexandre Ramzotti
Alexandre Ramzotti
1 ano atrás

Péssimo o veículo já saiu da loja zero km con defeito e o atendimento horroroso da Fiat … mal escolha !

Veja outros reviews

- PUBLICIDADE -

Outros Reviews

Últimas no Turboway

O Pulse é uma evolução do Fiat Argo e digo isso pelo desempenho e pelo acabamento do carro. Esta avaliação é específica para a versão Turbo, que apresenta ótimo desempenho e bom consumo. O carro fica devendo no entanto em espaço interno e também em segurança, já que existem concorrentes que já trazem mais airbags e itens tecnológicos mais completos. Vale a pena comprar o Fiat Pulse? Veja avaliação do dono