sábado, 11 de maio de 2024

Volkswagen Up: o econômico que ficou só sete anos no mercado e faz sucesso entre os usados

O carro trouxe o elogiado motor TSI para a linha brasileira da Volkswagen, mas durante sua história foi injustiçado por compradores e pela própria marca

A história do Volkswagen Up no Brasil é curta. Foram sete anos com o carrinho no mercado e o suficiente para criar uma legião de fãs do carro que até hoje lamentam o seu fim de linha. Esse “fim” aconteceu em 2021 em Taubaté, interior de São Paulo, único local em que era produzido na América.

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Leia também: vale a pena comprar um UP TSI?

Nascido na Europa

Era setembro do longínquo 2011, no Salão de Frankfurt na Alemanha, quando a Volkswagen apresentava ao mundo o seu novo compacto global. Batizado de Up, o carro começou a ser produzido na fábrica da VW em Bratislava, na Eslováquia e de lá foi vendido para toda a Europa. A aposta no Up se baseava em pesquisas da montadora que apontava que o futuro da mobilidade se baseava em carros menores, para atender quem se deslocava com certa frequência e por curtas distâncias.

Só que o perfil do comprador de carro mudou nesse tempo e aqui estamos falando principalmente do cidadão europeu, continente onde o Up surgiu pela primeira vez.



Os países europeus promoveram mudanças nos transportes públicos para incentivar o seu uso, principalmente para quem se move em distâncias curtas diárias. Justamente o público do Up. Soma-se a isso a eletrificação dos modelos, ponto crucial desta década que resultou na aposta em novos modelos. O Up teve sua versão elétrica que não chegou em série por aqui. Ainda essa versão não foi páreo para concorrer com os novos modelos mais modernos que começaram a multiplicar pela Europa.

Por que o Up saiu de linha?

No Brasil o Up começou a ser vendido em 2014 em versões de duas e quatro portas. Três anos após a Europa e com adaptações ao mercado local. Saiu a tampa de vidro inteiriça na traseira, por exemplo, mas trouxe o motor TSI, um ponto que mudou totalmente a linha da marca a partir de então. Também incluiu cinto para um terceiro passageiro atrás, coisa que não existia na versão europeia.

Ainda assim o Up nunca se consolidou como um substituto do Gol, como era esperado pela marca. Aqui no Brasil não foi o transporte público nem a eletrificação que matou o modelo. O Gol custava R$ 26.700,00 em 2014. O Up estreou por R$ 29 mil na versão duas portas e chegava a R$ 39 mil na versão TSI. O Up perdeu muito terreno para os concorrentes mais baratos e pela preferência dos brasileiros, pelos “SUV’s”.

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No dia 7 de abril de 2021 a Volkswagen do Brasil anunciava o fim do Up por aqui. O motivo: renovação de portfólio, a preferência atual da Volks por SUVs e o impacto da pandemia de Covid19 nas vendas. O Up saiu de cena custando na casa dos R$ 60 mil, enquanto a Fiat vendia um Mobi a R$ 40 mil. Vale comparar aqui que o Up tinha um projeto muito mais moderno que o Mobi, principalmente na questão mecânica, mas o brasileiro sempre usou como comparação o porte dos veículos e ponto.

Fato é que nos últimos anos de sua existência o carro foi sendo escanteado pela Volkswagen que sequer deixava claro qual público estava tentando atingir com ele. Compacto, econômico, com bom motor, mas caro e sem um marketing de impacto.

Rei no mercado de usados

Se não decolou no mercado de novos, saiba que no mercado de usados o Up é rei. Há opções em sites de classificados acima dos R$ 80 mil. Está mais valorizado que veículo zero de sua mesma categoria. Falamos disso no Turboway no ano passado. As melhores opções de compra da linha Up ficam entre os modelos de 2018 e 2019, nas versões Pepper e Cross. Pois essas são versões bem equipadas e com as mudanças visuais que seguiram no modelo até sair de linha.

Os modelos de 2021 estão entre estes mais valiosos. Foram produzidas poucas unidades entre o natal de 2020 e abril de 2021. Esse modelo, inclusive, vem com o documento apontando capacidade para apenas quatro passageiros (como ele sempre foi na Europa). O motivo é estranho: a legislação naquele ano mudou e a marca não poderia vender mais veículos zero sem cintos de três pontos em todos os bancos. No banco traseiro a marca não quis adaptar um cinto de três pontos no meio, já que o modelo estava a meses de sua aposentadoria. O resultado você vê abaixo.

Um grande ponto de atenção no mercado de usados é que o Up é um carro muito procurado por alguns donos que gostam de uma experiência de performance automotiva. Isso pelo carro ser compacto, ter um motor turbo e até aparecer em projetos de preparação internacionais (o Up também foi vendido na Europa).

Mas o problema disso é que talvez em busca de preço você pode encontrar por aí muito Up fuçado, com turbina trocada, remap de motor. Traduzindo: tem muito Up moído por aí.

Qual carro substituiu o Up?
O Up teve a produção encerrada em 2021. Assim sendo a Volkswagen indicou o Gol como um substituto imediato, porém em 2023 a posição que era de ambos foi assumida pelo Polo Track, todos eles fabricados em Taubaté.

Quais motores equiparam o Up?
O Up recebeu apenas motores 1.0 em sete anos de produção no Brasil. O turbo (TSI) e o aspirado. Depois que o turbo chegou (2015) o carro recebeu inclusive adaptações no para-choque frontal para acomoda-lo.

O Up ainda é fabricado em alguma parte do mundo?
Não. O último Up foi fabricado na Europa em janeiro de 2023. Mas por lá ele ficou em linha por 13 anos e inclusive teve “irmãos” como o Skoda Citigo e Seat Mii. Eram versões do Up com pequenas alterações visuais. Skoda e Seat são marcas da Volkswagen.

Publicada originalmente em

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