domingo, 19 de maio de 2024

VW Taos é lançado no Brasil por até R$ 191 mil

Preço fica acima do principal concorrente, o Jeep Compass; Presidente da montadora não descarta problemas com semicondutores

O Taos finalmente foi lançado no Brasil. A Volkswagen apresentou hoje, em live na fábrica de São Bernardo do Campo, o modelo que será posicionado entre o T-Cross e o Tiguan em sua gama de SUVs e que mira o espaço de mercado ocupado pelo Jeep Compass. Como dissemos na divulgação dos itens técnicos, em janeiro, havia a possibilidade de os preços ficarem acima do Compass e foi o que ocorreu.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A versão flex mais cara do Compass 2022, a Limited 1.3 turbo, sai hoje a R$ 177 mil. O Taos chega custando R$ 191 mil em sua versão especial de lançamento. Já a Highline sai por R$ 181 mil.

O Taos chega às concessionárias apenas no final de julho, mas a pré-venda já começou. Os clientes podem acessar um site exclusivo da montadora e fazer a reserva. É preciso pagar um sinal de R$ 5 mil. Os modelos da pré-venda vem com 1 ano de seguro grátis, entre outros benefícios.

Durante a apresentação, a Volks comemorou o crescimento nas vendas na América do Sul, o melhor resultado em 8 anos da montadora. Parte do sucesso vem da Argentina, de onde é fabricado o Taos para o Brasil. A empresa não descartou que possa haver falta de semicondutores futuramente (leia mais abaixo).

Um senhor carro

Taos é lançado no Brasil

O preço pode não ser o mais agradável, mas ele não deixa nenhum cliente na mão. O Taos trouxe os principais itens de segurança e conforto existentes hoje na montadora, como o ACC com Stop&Go e o AEB, o freio de emergência. No Nivus, por exemplo, o ACC não para e acelera o carro, nem mesmo há o freio de emergência total.

O projeto foi um desenvolvimento conjunto da Volkswagen América do Sul e da América do Norte – o modelo está sendo produzido também na fábrica de Puebla, no México, para abastecer o México e, futuramente, os Estados Unidos e o Canadá.

O Taos pesa exatos 1.420 kg, 136 kg a menos do que o Compass. É como dirigir com duas pessoas a menos do que o rival da Jeep. Segundo a montadora alemã, o alívio no peso se deve à plataforma MQB, que usa materiais mais leves sem perder resistência. Somado ao motor 250 TSI, de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, o modelo terá 55,6kg/kgfm, melhor relação peso/torque da categoria.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A montadora afirma que o modelo é 25% mais econômico que a concorrência, mas não informou quanto ele roda por litro de combustível.

Versões e preços

Como o Nivus, são duas versões de acabamento, mas que variam de acordo com o pacote de opcionais. A versão Comfortline sai por R$ 154.990. Aplicando o pacote Conforto, o preço sobe mais R$ 5.240. Já com o pacote Segurança, que inclui ACC e AEB, o preço sobe mais R$ 4.790.

Taos é lançado no Brasil

A versão Highline sai por R$ 181.790. Com o teto solar, o preço sobe mais R$ 5.520. Já a versão especial de lançamento, que é uma Highline com teto solar e mais coluna A, teto e espelhos externos pretos, roda de liga leve de 18 polegadas escurecidas, sistema de som Beats e cor Bege Mohave, custa R$ 191.060.

Aliás, apenas a Highline e a versão especial de lançamento possuem a faixa de luz horizontal na grade dianteira, uma das marcas do modelo.

Conectividade

O Taos virá com o consagrado VW Play apresentado no Nivus e que também equipa o T-Cross a partir da versão 2021.

VW Taos é lançado no Brasil

A novidade é a inclusão de novos aplicativos: Skeelo, PlayKids, Get in e Mobimax. A disponibilidade de aplicativos varia de tempos e tempos, já que depende de parcerias entre empresas de apps e a montadora.

Falta de semicondutores

Durante a apresentação, Pablo de Si, presidente da Volkswagen na América do Sul, respondeu a uma pergunta feita pelo Turboway. Questionado se há possibilidade de faltar semicondutores para a fabricação do Taos, ele não descartou. “Somos a única montadora que não parou a produção por falta de componentes, mas com certeza o segundo trimestre e o início do terceiro trimestre vai ser um período muito complexo em nível global”, admitiu.

Ele completou dizendo que montadora monitora o problema. “Vamos seguir tocando o dia a dia. Temos reuniões de comitê diariamente para avaliar. Com certeza teremos complexidades, mas estamos acostumados a lidar com complexidades”, finalizou.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES