Citroën
C4 Cactus

C4 Cactus é bom? vale a pena comprar? Veja nossa avaliação

O C4 Cactus é um bom carro. Tem conforto, é legal para dirigir e tem motor que deixa para trás as frustrações com carros franceses que os brasileiros já experimentaram. Porém o modelo já sofre com as marcas do tempo e tem concorrentes mais equipados e modernos.
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C4 Cactus é bom? vale a pena comprar? Veja nossa avaliação

SUV compacto da Citroën tem bom espaço e foge dos estigmas dos antigos carros franceses, mas fica devendo quando entra na comparação com seus concorrentes atuais

Carro desta avaliação: C4 Cactus Feel 2022.

Por mais de um ano o C4 Cactus foi o único produto da Citroën para o público comum em suas concessionárias. Isso aconteceu entre 2021 e 2022, quando o C3 saiu de linha e retornou mais de um ano depois. E como é o C4 Cactus? Vale a pena a compra? Rodamos com ele em outubro de 2022 pelas rodovias do interior de São Paulo.

Agora: veja outros destaques do mundo automotivo em nossa home!

O C4 Cactus é um SUV compacto que tem entre seus concorrentes o Fiat Pulse e o Nissan Kicks. Minha última experiência com um Citroën havia sido há muito tempo, com um C4 VTR. A avaliação de outros ‘Citroëns’ aqui no Turboway foram feitas pelo colega Diego Tribst.

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Citroën C4 Cactus é maior que o Nivus, mas nem parece (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Digo que o C4 Cactus me surpreendeu. Carro esperto na cidade: saídas rápidas e muito macio de dirigir, além de bancos confortáveis. Na estrada o motor grita um pouco além do que eu esperava para o motor 1.6 VTi aspirado.

O que assusta muita gente é que o Cactus leva a má fama de outros tempos dos carros franceses, apesar de ser fabricado no Brasil. Essa má fama vem de 20 anos atrás e é relacionada com a manutenção complicada e cara que tinham os primeiros Peugeot, Citroën e Renault. Além, é claro, de algumas versões de motores nada confiáveis e que não estão mais nos carros destas marcas desde 2015. Hoje a coisa é bem diferente, mas quem disse que essa história morre na boca dos compradores de carros?

Rodei apenas 1500 quilômetros com o Cactus e não pude constatar problemas nesse convívio rápido de 4 dias. Conversei com um proprietário de Cactus que teve problema com o ar-condicionado. Na internet é possível conferir outras pessoas relatando no “Reclame aqui” que o ar parou de funcionar, assim como um problema recorrente no touch da central multimídia. A notícia boa é que pelo menos nos casos relatados no site as concessionárias têm resolvido de forma satisfatória.

No interior do Cactus o acabamento está no patamar de seus concorrentes, como Duster e Kicks. É simplório, principalmente por estarmos falando de um carro acima dos R$ 100 mil, mas bem acabado. Nesta avaliação rodei com o Cactus na versão atualmente vendida como “Feel” que custa R$ 130 mil.

Tem câmbio automático, central multimídia, rodas de liga. O espaço do porta-malas é muito bom e o espaço para os passageiros também permite uma viagem com conforto. Aqui um comparativo: o espaço do bagageiro e o espaço no banco traseiro são melhores que os do Fiat Pulse, por exemplo.

No tamanho o carro é maior que o Nivus, mas certamente você não vai achar isso. É que apesar de grande, o Cactus não tem linhas agressivas como os concorrentes. Você só percebe que ele é realmente maior quando olha o tamanho do bagageiro.

Bagageiro tem 350 litros e confere um bom espaço para quem viaja (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

A central multimídia é simples, assim como o quadro de equipamentos que serve ao motorista. Definitivamente um carro que custa R$ 130 mil precisava de algo mais moderno para fazer frente ao que já está no mercado. E olha que os concorrentes não têm equipamentos tão sofisticados. Na versão que andei o carro tem tomada 12V e uma entrada USB que fica na central multimídia. Poderia ter mais conexões.

Rodei com o C4 na região de Ribeirão Preto. Passei por Serrana, Sertãozinho e Pontal. O veículo serviu muito bem na cidade. Saídas rápidas e manobras fáceis. Gostoso de dirigir, pouco barulho: estacionado, você nem percebe que ele está ligado, porque o motor é de fato silencioso em baixa rotação.

O design do C4 Cactus agrada (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Em compensação ele leva o atraso para a estrada: pisando um pouco mais para acessar a rodovia, o Cactus grita tanto quanto o motor 1.3 aspirado da Fiat combinado com o câmbio automático. Surpreendente para um carro que aponta ter 120cv.

O consumo misto, no etanol, ficou em 11,5 km/l, o que é bom e coloca o Cactus em uma disputa boa de economia com seus concorrentes. Ele gasta mais que o Pulse Drive e menos que o VW Nivus, por exemplo (tomando com base nossas avaliações aqui do site).

Destaco que o carro deste texto é o Cactus 1.6 com motor aspirado. O motor turbo do Cactus está apenas na versão de topo, que já custa R$ 150 mil (em 10/10/22). Falta um motor turbo em uma versão mais intermediária, coisa que os concorrentes já tem.

Central multimídia é simples e só tem uma entrada USB (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Na questão de segurança, a versão tem quatro airbags e assistente de condução. É um carro muito bom de dirigir, que passa inclusive muita segurança nas curvas em alta velocidade.

Revisões

Atendendo um internauta que nos questionou sobre os preços das revisões do C4 Cactus, que são feitas a cada 10 mil quilômetros. Os preços das revisões abaixo são válidos até dezembro de 2022, segundo a Citroën.

Para o C4 motor 1.6, que é o caso do carro deste texto:

RevisãoValor
10.000 kmR$ 532,00
20.000 kmR$ 910,00
30.000 kmR$ 532,00
40.000 kmR$ 1.226,00
50.000 kmR$ 532,00
60.000 kmR$ 910,00

Para o C4 motor Turbo (THP):

RevisãoValor
10.000 kmR$ 652,00
20.000 kmR$ 1.062,00
30.000 kmR$ 652,00
40.000 kmR$ 1.646,00
50.000 kmR$ 652,00
60.000 kmR$ 1.062,00

Vale a pena ter um C4 Cactus?

Aqui há dois pontos. Se estamos falando de um C4 Cactus usado em boas condições, com toda a certeza vale a pena a compra. O motor 1.6 aspirado é econômico e confiável.

Se estamos falando da compra de um modelo zero quilômetro, a coisa muda um pouco. Eu vejo o C4 como um produto um pouco defasado em relação à concorrência. O Cactus pode ser uma ótima opção de usados no mercado, mas fica devendo em relação a nova geração de SUVs compactos que está nas concessionárias. O Cactus ganhou minha confiança, mas não a minha preferência em relação aos concorrrentes. Explico:

O Volkswagen Nivus, por exemplo, tem uma versão por R$ 121 mil. É mais completa, com motor turbo da VW e tem central multimídia mais moderna. O Fiat Pulse tem versão 1.3 aspirada que se assemelha ao que é oferecido no Cactus com a vantagem de ser um pouco mais econômica e mais barata. Embora, friso, o Cactus com seu motor 1.6 aspirado não seja um carro gastão.

Na versão turbo, que sai na data que esse texto foi publicado por R$ 150 mil, existem concorrentes que entregam mais por preços mais baixos. O Renault Duster, por exemplo, tem o motor 1.3 turbo e porta malas também grande por R$ 7 mil a menos. O Renegade também com motor 1.3 turbo sai por R$ 14 mil a menos, com a desvantagem de ter um porta-malas ruim perto do C4.

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Diógenes Costa Almeida
Diógenes Costa Almeida
2 anos atrás

Tenho C4 Cactus THP 2019 com 33000 km , até agora não tenho que reclamar econômico e andador , até agora só gastei com as revisões periódicas e uma bateria.
Esses suv das Jeep e VW é outros não anda com ele .
Apenas no passado as concessionárias queimou a marca Citroën e Peugeot, mais
é ótimos produtos .

PATRICIA
PATRICIA
2 anos atrás
Responder para  Diógenes Costa Almeida

Concordo. Tenho um 2019 com 40km e também só precisei fazer as revisões periódicas. Um carro gostoso de dirigir,mas concordo também que os novos estão precisando de uma inovada.

Jorge gomez
Jorge gomez
2 anos atrás
Responder para  Diógenes Costa Almeida

O meu é C4 THP 2020. Nada a reclamar, um ótimo carro e muito agradável de dirigir.

bruno
bruno
2 anos atrás
Responder para  Diógenes Costa Almeida

de quanto em quanto tempo faz as revisoes e valores?

Turboway
Turboway
2 anos atrás
Responder para  bruno

Olá Bruno. Atualizamos o texto com o seu pedido! Abs!

Victor Augusto Berger
Victor Augusto Berger
2 anos atrás

Como proprietário não concordo com essa avaliação.O carro é ótimo e elogiado por todo família principalmente por ser THP.

Paulo
Paulo
2 anos atrás

Bom eu não sei. Mas que é feio pra desgraçar é.

Sergio Barros Correa
Sergio Barros Correa
2 anos atrás
Responder para  Paulo

Isso é questão de gosto não da para afirmar pois eu acho o design bonito e moderno e acho feio o design do renegade mas é o mais vendido…então é irrelevante teu comentário.

Paulo
Paulo
1 ano atrás
Responder para  Sergio Barros Correa

O renegade realmente é feio, design ultrapassado e a aerodinâmica é pessima

Sergio
Sergio
2 anos atrás
Responder para  Paulo

Feio é tu

Johnathn Moreira
Johnathn Moreira
1 ano atrás
Responder para  Paulo

Paulo, você deve estar acostumado com os carros mais tradicionais, quadrados. VW e Fiat são mestres em fazer carros parecidos, a começar pelo interior. Um botão do ar-condicionado, por exemplo, serve no Gol e na Amarok. Isso representa economia para as montadoras. Vejo que o C4 Cactus trouxe uma proposta de design diferente, mais agressiva e a frente de seus concorrentes. Foi o primeiro carro com sistema de farol ‘três andares’, depois veio a Toro e outros veículos têm seguido esta tendência. Claro que gosto é gosto e não se discute, mas há carros com desenho mais ‘tradicionais’ que chegam a ser sem graça.

O Cactus me agradou, primeiro, pelo visual. Um carro que tem cara de ‘forte, valente, imponente’ e nem é tudo isso, eu sei. Mas, particularmente, gosto dessa proposta e fui atraído por ela.

José Carlos Viana
José Carlos Viana
2 anos atrás

Eu viajei com um Cactus , alugado , e adorei o carro….
Eu compraria um com ceryeza.

Jorge gomez
Jorge gomez
2 anos atrás

O C4 Cactus é um carro que já tem uns 5 anos sem sofrer nenhuma grande remodelação, muito bom especialmente com motor THP há alguns anos nas agora precisa ser repaginado, especialmente se tiver de enfrentar a concorrência de seu irmão o 2008 já com modelo novo qye deve ser kançado em 2023.

Johnathn Moreira
Johnathn Moreira
1 ano atrás
Responder para  Jorge gomez

E cá estamos, em 2023. A Citroen acabou de lançar o novo Cactus, que de novo, não há praticamente nada. Alguns detalhes na grade dianteira e os botões físicos para o ar-condicionado. Acredito que a montadora apelou para aquela máxima: ‘não se mexe em time que está ganhando.’ O C4 Cactus está salvando a Citroen no Brasil, ajudando a limpar o nome da montadora que tinha fama de ruim, cara e fraca.

Amarildo
Amarildo
2 anos atrás

Tenho minhas reservas com Citroen, tive um C3 muito barulhento. Como é o C4 nesse quesito?

Sergio
Sergio
2 anos atrás

Tenho um C4 Cactus Feel há um ano e meio. O único gasto que tive foi com um pneu que furou nessas estradas terríveis e com a revisão que me surpreendeu por ser muito mais barata di que a de um Onix, carro que vivia na oficina da concessionária e tinha uma revisão com preço de Toyota.
O C4 é excelente, muitas pessoas me pedem opinião e muito seguro e gostoso de dirigir.
O pós-venda, até hoje, tem sido de primeiro mundo. Pois desde 2016 que entrei na Citroën e nada a reclamar.
Quem gosta se ser tratado como consumidor de terceiro mundo experimente ter problema com um Chevrolet.

Sergio
Sergio
2 anos atrás
Responder para  Sergio

*do que

Vimar
Vimar
1 ano atrás
Responder para  Sergio

Pra mim nenhum Citroen vale nada caros de peças e manutenção

Dri
Dri
2 anos atrás

Só faltou mais um detalhe a favor, nesse ótimo texto sobre o C4 Cactus turbo, que pra mim é um super diferencial: o motor THP é da BMW.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
2 anos atrás

Meu irmão alugou um C4 Cactus em fevereiro e fomos ao Rio de Janeiro
Saímos de Vitória ES, a viagem foi muito boa, carro muito confortável e com bom desempenho na estrada e na cidade. Gostei muito! Aproveite!

Paulo da Silva Simões
Paulo da Silva Simões
1 ano atrás

Tenho um Cactus 19/20, THP…
Simplesmente Formidável. Anda muito, é seguro nas curvas, frenagem excelente. Consumo na média dos concorrentes e designer moderno..
Só alegria!!

william
william
1 ano atrás

estou pesquisando para comprar o meu primeiro carro, e tenho interesse nele, acho que vai ser uma boa escolha pelos comentários a favor que existem aqui. ressalvando que seria para trabalho em app

Johnathn Moreira
Johnathn Moreira
1 ano atrás

Tenho um C4 Cactus 2018/19. Peguei ele com 24 mil rodados, muito novo. Tinha um Corolla 2.0 XEI Automático e até hoje ouço comentários e piadas sobre a minha troca. Confesso que no ínicio fiquei preocupado por conta do preconceito que eu tinha com a marca. Hoje, não sinto falta do Corolla. Me adaptei ao carro e entendi que é um carro com uma proposta diferente. É alto, espaçoso, tem muita tecnologia (em comparação ao Corolla), anda bem, é bonito e não gasta muito. Não é o carro perfeito, dos meus sonhos. Mas me atende muito bem aqui em Goiânia e nas viagens que faço. A única coisa que me preocupa é quando eu for vender ele. Sei que não será tão fãcil quando foi o Corolla.

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