Fiat
Pulse e Fastback 1.0 turbo

Como anda o motor 1.0 turbo da Fiat? Avaliação pós 20 mil km

Como anda o motor 1.0 turbo da Fiat? Avaliação pós 20 mil km

Motor 1.0 turbo da Fiat é esperto e surpreende pela robustez. Mas economia de combustível é razoável.

Desde março o Turboway roda com um Pulse Audace 1.0 turboflex. É a grande novidade da montadora para este ano, um motor inédito que agora equipa também o Fiat Fastback. Mas como anda esse motor?

A resposta é que o 1.0 turbo da Fiat surpreende pela resposta e pelo desempenho junto ao câmbio CVT de 7 velocidades. O consumo de combustível é razoável.

Fiat Pulse do Turboway estacionado em Tiradentes (MG) – (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Rodei 20 mil quilômetros com o veículo em cidades do interior de São Paulo e rodovias entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O desempenho nas rodovias é muito bom, afinal ele desenvolve até 130cv no etanol. O carro não sofre em longas subidas, pelo contrário, ele tem fôlego e deixa o motorista muito a vontade para ultrapassagens.

Rodo muito pela Rodovia Presidente Dutra e se pisar ele vai sem enrolação. Há um botão “Sport” que estica a rotação do motor na relação de passagem de marcha. Você acelera menos e ele puxa mais.

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Tela do computador de bordo do Fiat Pulse após 1584 quilômetros rodados (foto: Renato Fonseca/ Turboway)

Na cidade as retomadas são muito boas também. O consumo misto (cidade/estrada) que venho conseguindo é de 13,3 km/h (gasolina). É bom, mas quem procura economia tem a versão 1.3 aspirada do Pulse que passa dos 15 km/l na gasolina. É o mesmo motor do Argo Trekking, que nós testamos no ano passado.

Motor 1.0 turbo no Fiat Fastback (foto: Fiat/ divulgação)

Nas trocas de óleo reparei que assim como as Toros 1.3 novas o 1.0 da Fiat também tem um bom apetite para óleo. Por isso é sempre bom ficar de olho. Na troca dos 15 mil percebi que o óleo estava bem mais baixo do que o costume.

Se vale a pena comprar um carro que tenha o motor 1.0 turbo da Fiat? Hoje eles são o Pulse e o Fastback. O motor me agradou muito e até o ronco dá uma sensação de robustez, torna a condução bem divertida e gosto disso. Porém se fosse avaliar neste momento a compra de um novo Pulse eu avaliaria ficar com a versão 1.3 aspirada. Também anda bem, rende menos (107cv) porém tem ótima economia de combustível.

Ficha técnica

Motor 1.0 turbo (GSE T200) – Fiat
3 cilindros, 12 válvulas
Potência: 130cv a 5750 rpm
Torque: 20,4 kgfm @ 1700 rpm

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Ranilson de Andrade Saraiva
Ranilson de Andrade Saraiva
9 meses atrás

Só que tem um pequeno detalhe…o motor 1.0 turbo tem todo o torque gerado cedinho, a 1700 rpm, Já o 1.3 aspirado só apresenta o torque máximo a 4000 rpm. E isso representa variações na dirigibilidade do veículo com consequente reflexo na segurança. Cada um tem sua opinião é claro, mas eu iria no turbo, mesmo gastando um pouco mais de combustível. Detalhe…esse motor usa corrente de aço ao invés das famigeradas correias que presam ser substituídas periodicamente.

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