sábado, 18 de maio de 2024

Volkswagen prepara o último Golf GTI a combustão da história

Perto do adeus, Golf GTI ganha nova cara, novo interior e atualização que apimentará motor

Toda história tem um início, um meio e um fim. E a história do Golf GTI está perto do seu capítulo final, pelo menos na motorização puramente a combustível fóssil. O lançamento do último Golf GTI a gasolina deve ser uma atualização de meia vida da 8ª geração do modelo, prevista para 2024.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Golf Mk8 está em linha desde 2020 e, atualmente, sofre com o assédio da eletrificação. As atenções da montadora estão divididas entre o modelo histórico e o futuro da marca. Modelos da família ID claramente são a menina dos olhos, mas não significa que a empresa já tenha descartado totalmente os modelos híbridos e a gasolina.

último Golf GTI
Último Golf GTI a gasolina terá farois mais afilados

O Gol GTI Mk8.5, como tem sido chamado, deve manter o padrão de hot hatch do modelo. O motor deve ser o EA888 de 2 litros turbo, que produz 242 cavalos na versão atual, atualizado para 262 cavalos. A performance no teste de 0 a 100 km/h deve ficar abaixo de 6 segundos. O atual motor crava 6,3 segundos no teste.

O último Golf GTI a gasolina deverá receber itens já presentes no Tiguan e no Passat, como um suporte de eixo traseiro que melhora o desempenho nas curvas, além de uma suspensão adaptativa DCC. A Volks chegou a desistir de uma versão manual por causa das rigidas leis de emissões de carbono, mas um relaxamento nas medidas de controle podem abrir caminho para a saideira do Golf GTI manual.

Uma mudança bem fácil de notar será no visual, como em todo facelift. A dianteira terá uma frente mais ‘nervosa’, atualizada com o padrão visual da marca. Por dentro, uma renovação ainda maior. O Golf deverá receber uma nova tela multimidia de 12,9 polegadas, além de um display de instrumentos de 10,4 polegadas. A montadora deve aprimorar a usabilidade, com respostas mais rápidas a cada toque de dedo.

último Golf GTI

Os controles táteis do volante, alvo de muitos protestos de motoristas, serão substituídos pelos bons e velhos botões convencionais. Pode parecer um downgrade, mas a usabilidade irá ganhar com isto.

Depois deste lançamento, a Volkswagen já vislumbra uma versão comemorativa. Em 2026, o GTI completa 50 anos de história. A Volkswagen certamente guardará um ás na manga para o modelo, que pouco tempo depois deverá ganhar as páginas da saudade.

- PUBLICIDADE -spot_img

Comentários

Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
- PUBLICIDADE -

NOSSOS DESTAQUES